Você tem um objetivo, mas só uma chance.
Faça uma Super-Apresentação e torne este momento um espetáculo!
Uma venda, um pitch, um projeto, um planejamento... Com frequência precisamos fazer uma apresentação. A meta sempre é clara. E a oportunidade quase sempre é única!
Existe um tempo reservado da audiência apenas para te ouvir. Você usa esse tempo para dedicar-se em apresentar da melhor forma possível. Não desperdice oportunidades! Encante e convença a audiência de uma forma memorável com apresentações profissionais.
As estapas de uma Super-Apresentação
1 • Roteirização
Primeira etapa, descrevendo o conteúdo do projeto.
Para começar, basta abrir o Power Point, certo? Negativo, nada disso nesta primeira etapa. É uma fase muito importante, mas deixada de lado com frequência. Na roteirização, a ideia é planejar como será a apresentação.
Análise
Antes de qualquer coisa, tenha em mente (e anotado) as informações básicas sobre o que será especificamente apresentado e em qual tipo de evento isso ocorrerá. Você deve estar pensando como isso é óbvio, mas acredite: essa obviedade toda tem sua importância tão reduzida que muitas vezes é abandonada.
Storytelling
Apresentar fatos e dados obrigatórios são muito melhor recebidos quando dentro de uma história, técnica eficaz quando o objetivo é convencer.
Com quem eu falo?
Ter o maior conhecimento possível de quem vai te assistir. Qual a idade média aproximada? Qual o nível intelectual? Eles já conhecem algo sobre o assunto que apresentarei? Como o produto ou ideia que vou apresentar pode ser útil?
2 • Suporte visual
Design, apelo visual. Criação de identidade visual e estruturação de elementos.
Roteiro pronto? Agora sim é hora de desenvolver toda parte visual que acompanhará o apresentador. Uma linguagem visual com identidade, criatividade e direção bem aplicada.
Identidade
Nesta etapa também, mais uma atenção prévia. Para começar a criar o suporte visual da apresentação, é preciso analisar como isso deve ser feito, seguindo estritamente a identidade visual da marca (se existe um manual de identidade visual, é hora de recorrer a ele).
Design
Momento de criar os slides em si, já pensando em sua aparência final. Cada slide deve passar uma mensagem. Aqui você já distribuiu o roteiro entre os slides, e o primeiro passo é muito importante: volte a eles e enxugue-os o máximo possível (praticamente refazendo cada).
Animações
Os recursos de animar elementos que o Power Point oferece são incríveis. Sabendo usar, dá pra combinar animações de vários elementos simultaneamente e chegar num resultado bem bacana,
3 • Oratória
Performance do apresentador para conquistar a venda.
Ler os slides? Certamente não, uma Apresentação Vendedora requer uma performance que atraia a venda.
Apresentador
Munido com o suporte visual, baseado no roteiro, é a vez do apresentador entrar em cena e dar um show. Com um material bem criado, está nas mãos de quem apresenta envolver e conquistar a audiência. Qualquer um pode fazer uma apresentação impactante. É só preciso atentar-se a alguns detalhes técnicos e ensaiar, ensaiar e ensaiar.