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Texto para SEO: 5 etapas para criar conteúdo otimizado para pesquisas



Search Engine Optimization (SEO) é muito mais do que apenas escrever. No entanto, você não pode ter SEO sem escrever. É um aspecto crucial que ajuda você a aparecer nos resultados da pesquisa (Google).


Mas o que é SEO escrito? Como você escreve para os mecanismos de pesquisa enquanto ainda escreve para as pessoas que os usam? Existe um processo que qualquer um pode seguir para ser um melhor escritor de SEO?

Veja aqui um passo a passo para criar conteúdo perfeitamente otimizado para pesquisa que seus leitores (e o Google) vão adorar.



Como assim, "texto para SEO"?



A escrita de SEO é o processo de escrever conteúdo com a intenção de rankeamento na primeira página de um mecanismo de pesquisa, por exemplo, Google.


Para fazer isso, você deve se concentrar em três coisas:


1 • Saiba o que os pesquisadores precisam quando pesquisam sua palavra-chave de destino (ou seja, intenção de pesquisa)
2 • Crie a melhor resposta possível para uma determinada consulta de pesquisa (ou seja, pesquisa e conhecimento)
3 • Apresente a resposta de uma forma que seja fácil de ler e entender (ou seja, ter boas habilidades de escrita)

Claro que o básico de um SEO em uma página aborda diversos aspectos, como meta tags , texto alternativo de imagem, links internos etc. Mas aqui vamos focar no texto somente, que também é muito importante.



7 etapas


O processo é bastante simples e fácil de seguir. Depois de terminar a pesquisa de palavras-chave e saber quais palavras-chave você está segmentando, os textos passam pelas seguintes sete etapas de redação de SEO:



1. Pesquise os SERPs (Search Engine Results Page) para suas palavras-chave de destino


Escrever para SEO envolve entender a intenção de busca. A intenção de pesquisa é a intenção que um pesquisador tem quando digita uma consulta. Por exemplo, se alguém pesquisar "melhores restaurantes perto de mim", sua intenção é encontrar um bom restaurante perto de sua localização atual.


Parece simples, mas pode ser surpreendentemente fácil errar. E se você errar, você não tem esperança de ranquear na página nº 1 do Google – não importa o quão bom seja seu conteúdo.


Agora você está se perguntando: "como posso errar"?


Digamos que você esteja segmentando a palavra-chave "ideias para guardar trailers". A princípio, você pode pensar que essa palavra-chave retornará resultados com ideias sobre como armazenar seu trailer quando você não o estiver usando.


Mas se é isso que você pensa, você está errado. Pelo menos, aos olhos do Google: os principais resultados para essa palavra-chave são todos os guias sobre como obter mais armazenamento em em um trailer ou como organizar objetos dentro de um, não em locais para guardá-los.


É por isso que é tão importante verificar a página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa. Você pode fazer isso de forma rápida e fácil pesquisando direto a palavra-chave no Google.


Além disso, na fase de pesquisa, você deve procurar por trechos em destaque. Um snippet em destaque é um snippet de informação que o Google tira de uma página de classificação e exibe diretamente nos resultados da pesquisa:

Você pode otimizar seu conteúdo para snippets em destaque como o acima, como forma de contornar a competitividade de uma palavra-chave e classificá-la mais rapidamente.


Depois de entender a intenção de pesquisa, há mais uma etapa a ser seguida antes de começar a escrever.



2. Crie um esboço do artigo


Criar um esboço de conteúdo é um passo importante na escrita de texto para SEO. Um esboço torna o processo de escrita mais rápido e fácil, garantindo um alto nível de controle de qualidade.


Parte do processo de estrutura de tópicos é preencher detalhes cruciais de SEO, como perguntas comuns que as pessoas fazem ao pesquisar uma determinada palavra-chave.


Outra parte do processo é determinar o título e os subtítulos, os objetivos e o ângulo de abordagem do seu artigo. O que torna seu artigo diferente ou melhor do que todos os outros por aí?


Veja abaixo um exemplo do comecinho de um esboço de um artigo aqui do blog:





3. Escreva seu rascunho


Quase todo grande artigo começa com um rascunho.


Por quê?


Porque o processo de rascunho ajuda você a refinar suas ideias e concluir a fase de pesquisa. E isso ajuda você a desenvolver o fluxo do seu conteúdo. Além disso, você tem a oportunidade de alterar e revisar facilmente as coisas sem sentir que está começando de novo depois de ter um conteúdo finalizado.


Seu rascunho é o momento perfeito para escrever em fluxo livre, sem se preocupar muito em tornar as palavras perfeitas ou formatar tudo. O momento para colocar em palavras o filé mignon do conteúdo, o que ele vai dizer.



4. Edite, formate o rascunho em um artigo adequado, obtenha feedback e revise o rascunho


Este é o seu momento de polir o artigo.


Ter um editor seria incrível, mas você mesmo pode editar o conteúdo.


Como você faz isso?


Aqui objetivo é simples: fornecer a melhor resposta possível no menor número possível de palavras em um formato fácil de ler.


Então, enquanto você está editando, faça a si mesmo as seguintes perguntas:


Essa é a melhor resposta?
Estou explicando de forma simples?
Este artigo é fácil para alguém (com tempo limitado) ler e obter o que precisa?

Você pode melhorar sua escrita organizando melhor seu conteúdo com títulos e subtítulos, usando itálico ou negrito para destacar os pontos principais e variando o comprimento das frases para manter as coisas interessantes.


Também é uma boa ideia evitar palavras excessivamente complexas, pois elas podem dificultar a compreensão do seu ponto de vista. Claro, não há problema em usar palavras mais técnicas se não houver uma maneira mais simples de explicar algo.


Finalmente, é um bom hábito usar fotos, vídeos e listas com marcadores para dividir longos trechos de texto e mostrar seus pontos visualmente. Ter mídia também pode ajudar no SEO.


Se você tiver membros da equipe ou funcionários, peça que revisem o rascunho para você e dêem suas opiniões. Melhor ainda, se você tiver um público, obtenha o feedback deles também.a é demais.



Um grupo do Facebook ou uma lista de e-mail podem ser perfeitos para isso. Se você tiver alguns membros confiáveis, envie seu rascunho para eles para ver o que seus clientes reais pensam do seu texto. Eles podem oferecer feedback que você não pensou. Na verdade, o feedback pode conter informações que ainda nem estão no Google.



5. Atualize os links internos


Depois que sua postagem for publicada, você sempre deve adicionar links internos de outras páginas do seu site ao novo artigo para ajudar os mecanismos de pesquisa e os usuários a navegar até ele.


Isso não apenas torna seu site fácil de usar, mas também ajuda o Google a rastrear seu site e estabelecer sobre o que é sua nova página (por meio de texto âncora ) para indexá-la adequadamente.


Uma maneira fácil de identificar rapidamente oportunidades de links internos é com o operador de pesquisa do Google. É bem simples: digite no campo de buscas "site:" seguido do endereço do seu site e, depois de um espaço, a palavra-chave (exemplo: site:seusite.com.br palavra-chave).


Por exemplo, ao procurar oportunidades de links internos sobre social media aqui no blog, foi assim: “site:wuzzup.com.br social media”e retornou páginas com texto relevante:

Percorra os resultados de artigos relevantes e escolha alguns para adicionar links internos que apontam para seu conteúdo recém-publicado.




Conclusão


A escrita de SEO é importante porque o Google recebe cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia . Isso significa que seus clientes certamente estão usando o Google para encontrar informações.


Estar na primeira página do Google para s5uas palavras-chave de destino, você obtém tráfego gratuito, recorrente e altamente relevante para seu site (principalmente a medida que os custos de publicidade paga aumentam e o engajamento nas mídias sociais se torna cada vez mais difícil).


Agora é hora de começar a escrever conteúdos e nunca esquecer do SEO. Está pronto?


Caso tenha alguma dúvida ou precise de qualquer ajuda, a Ch34 está a disposição! :)




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