O perfil da empresa no Instagram está lá, prontinho, mas agora você se descabela para postar um conteúdo adequado, alinhado com o negócio, público e objetivos.
Aqui você verá 12 boas ideias que você pode colocar em prática hoje mesmo.
#1: Divida longas postagens educacionais em carrosséis
O Instagram é a plataforma ideal para compartilhar informações em pequenas quantidades e fáceis de processar. Primeiro, pense na mensagem que você deseja entregar ao seu público. Talvez você queira mostrar como obtém materiais ou talvez queira levar para casa os benefícios de um ingrediente-chave em todos os seus produtos.
Em seguida, divida sua mensagem em pequenos trechos que se encaixem em uma imagem ou em um quadro de vídeo.
Os carrosséis do Instagram funcionam bem para esse tipo de postagem porque prendem os leitores com uma imagem introdutória e os mantêm deslizando com até nove imagens ou vídeos adicionais. O algoritmo do Instagram pode colocar até duas postagens diferentes de um carrossel nos feeds dos seguidores, aumentando as impressões e as oportunidades de engajamento.
Por exemplo, a postagem do Instagram @pigletinbed abaixo educa os seguidores sobre os aspectos sustentáveis do linho. A primeira postagem no carrossel posiciona o tópico como uma pergunta e cada postagem subsequente inclui um único fato ou estatística sobre o têxtil.
#2: Entregar tutoriais e posts de bricolage
Você quer dar ao seu público uma visão ainda mais profunda do que sua empresa vende? Com uma demonstração do produto, você pode dar às pessoas uma visão de 360 graus do seu produto e deixá-las vê-lo em ação.
Usando o Instagram Live , você pode se conectar com seu público em tempo real enquanto os guia pelos recursos e funções do seu produto. Ao transmitir ao vivo, responda a perguntas e forneça aos espectadores todas as informações necessárias para fazer uma compra. Se você usa o Instagram Shops , pode apresentar produtos selecionados em sua Live para que os espectadores possam tocar e comprar com o mínimo de atrito.
Tutoriais e conteúdo de instruções são ideais para dois segmentos de público distintos. Eles podem fornecer aos clientes em potencial informações sobre como seu produto funciona, ajudando a convencê-los a fazer uma compra. Eles também podem ajudar os clientes atuais a obter mais valor do seu produto, o que pode inspirar compras adicionais.
O conteúdo de instruções funciona bem com todos os formatos do Instagram. Você pode criar uma postagem de carrossel e explicar uma etapa por painel ou publicar uma história em várias partes com uma combinação de imagens e vídeos.
Outra opção é criar um carretel do Instagram que conduz os seguidores por todo o tutorial em um minuto ou menos. No rolo abaixo, @360idtag mostra aos seguidores como adicionar uma etiqueta de devolução segura às roupas. O tutorial explica como o produto da marca funciona enquanto ajuda as pessoas a eliminar o abuso da política de devolução – um problema comum para varejistas e marcas de comércio eletrônico.
#3: Mostre o antes, revele o depois
O produto ou serviço da sua empresa muda a aparência de algo ou transforma completamente a aparência de alguém? Às vezes, mostrar apenas o resultado final não tem um impacto suficiente. Em vez disso, contrastar o antes com o depois pode transmitir a diferença de forma mais eficaz.
Revelar imagens de antes e depois funciona particularmente bem para marcas de fitness, maquiagem e cuidados com o cabelo. Esse tipo de conteúdo também é uma ótima ideia para corretores de imóveis, construtores e designers de interiores.
Embora você possa posicionar o antes e o depois lado a lado, uma revelação mais dramática em um post de carrossel tende a ser mais emocionante. Ao publicar esse tipo de carrossel, certifique-se de colocar primeiro a imagem posterior para que ela seja exibida em seu feed e tenha mais chances de aparecer nos feeds de seus seguidores.
#4: Estilize um produto para mostrar sua versatilidade
De roupas e maquiagem a móveis e artigos para casa, as ideias de estilo podem ajudar seu público a imaginar como eles usariam seus produtos. Quanto mais eles puderem ver como incorporariam seus produtos em suas vidas diárias, mais eles estarão inclinados a se tornarem clientes.
Se você usa o Instagram Shops, certifique-se de marcar seus produtos em suas postagens para facilitar as compras. De postagens de imagem a bobinas e histórias, quase todos os tipos de conteúdo do Instagram podem ser comprados. Se você não usa as Lojas do Instagram, pode usar uma página de destino para compras ou adicionar um adesivo de link à sua história .
Na postagem do Instagram abaixo, @hethoandco usa um formato de carrossel para mostrar várias maneiras de estilizar um vestido. A marca de roupas adicionou etiquetas compráveis para selecionar itens e etiquetar acessórios de outras marcas que completam a roupa.
#5: Lembre os clientes sobre o lançamento de um novo produto
Se você deseja gerar buzz semanas antes de um grande lançamento ou planeja lançar um novo produto amanhã, o conteúdo certo do Instagram pode deixar seu público animado e pronto para comprar. O recurso Lembrete do Instagram é ideal para lançamentos de produtos. Você pode adicionar lembretes às postagens do feed ou lives programadas e criar contagens regressivas nos stories.
@shopbando usa o recurso Lembrete na postagem do Instagram abaixo, que mostra as novas sacolas de brindes da marca e menciona uma próxima live destacando os principais itens da venda do armazém da empresa. Os seguidores podem tocar no botão Lembrete para serem notificados quando a live começar, para que não a percam acidentalmente.
#6: Mostre seus processos e pessoas
Além de ver o produto final, os clientes geralmente gostam de ter um vislumbre do processo e entender como tudo se encaixa. Levar os seguidores para os bastidores também é uma ótima maneira de construir confiança e criar uma conexão mais profunda com seu público.
Por exemplo, você pode mostrar aos seguidores como é um dia típico para sua equipe. Você também pode mostrar a eles como é um processo mais específico, como como você faz seu produto mais popular ou empacota os pedidos dos clientes.
Se você quer tirar dúvidas e bater um papo com os seguidores, fazer uma live é uma boa ideia, principalmente se você agendar com antecedência . Bobinas e Histórias também são opções sólidas para conteúdo de bastidores, pois você pode juntar vários videoclipes para contar uma história completa.
Destacar as pessoas que fazem o seu negócio funcionar é outra ótima maneira de dar aos seguidores um vislumbre dos bastidores. A apresentação dos membros da equipe pode ajudar os seguidores a se sentirem mais conectados à sua empresa, especialmente se sua equipe interage regularmente com os clientes no local físico de sua empresa.
Na postagem do Instagram abaixo, @thesill apresenta um membro da equipe que já pode ser um rosto familiar para muitos clientes. O post aponta as pessoas para os stories da marca, onde os seguidores podem conhecer mais sobre o gestor.
#7: Promova um evento
Sua empresa está planejando sediar uma conferência, aula, gala ou confraternização? Aqui estão várias ideias para promover eventos presenciais e virtuais no Instagram:
Apresente os palestrantes ou fornecedores ou organize mini-vidas que antecedem o evento.
Destaque os tópicos ou sessões para ajudar os seguidores a visualizar a experiência.
Ofereça descontos antecipados para incentivar os participantes a comprar o mais rápido possível.
Dê ingressos ou experiências relacionadas a eventos para gerar buzz.
De eventos ao vivo a quedas de ingressos e descontos antecipados, o recurso Lembrete do Instagram pode incentivar os seguidores a participar. Agende quantas lives quiser, adicione lembretes às postagens do feed e crie contagens regressivas (com lembretes opcionais) nos stories.
#8: Faça uma pergunta ou poste uma enquete para estimular o engajamento
O envolvimento é um dos principais fatores que impulsionam o algoritmo do Instagram, o que significa que é importante criar conteúdo que faça com que os seguidores curtam, comentem, compartilhem ou salvem. Para inspirar seu público a interagir mais, peça a opinião deles, peça-lhes que enviem uma mensagem direta para você para obter mais informações ou peça-lhes que marquem amigos que também possam gostar de sua marca.
Por exemplo, esta postagem do Instagram @papersource incentiva os seguidores a marcar um amigo com um código de vestimenta casual para trabalhar em casa. Os usuários marcados podem tocar para comprar o cartão de felicitações da foto, que está disponível na loja do Instagram da marca.
Se você deseja gerar engajamento em torno de um evento ou deixar seu público empolgado com um produto, os adesivos de história interativos do Instagram são uma ótima opção. Você pode usar o adesivo da enquete para comparar duas opções ou adicionar o adesivo do controle deslizante para fornecer várias opções de feedback. Use o adesivo de teste para testar seu público ou adicione o adesivo de perguntas para convidar os seguidores a perguntar qualquer coisa.
Na história do Instagram abaixo, @breadsrsly usa o adesivo do quiz para perguntar aos seguidores sobre suas coberturas de torradas favoritas. O adesivo permite que a marca colete feedback dos seguidores enquanto oferece ao público uma maneira divertida de compartilhar suas preferências.
#9: Convide seguidores para criar conteúdo e reposte-o
Você quer que seu público compartilhe mais do que apenas um pensamento rápido ou opinião? Use o adesivo adicione o seu para convidar pessoas a contribuir com seu próprio conteúdo para sua história. Por exemplo, incentive as pessoas a adicionar fotos do seu evento, mostrar a loja onde encontraram seu produto ou compartilhar sua maneira favorita de estilizar seu item mais recente.
Como alternativa, você pode usar os prompts aleatórios do Instagram para gerar engajamento. Toque nos dados rolantes para iniciar a conversa com um prompt como “Foto recente” ou “Status atual”.
Embora o Instagram seja uma ótima plataforma para coletar conteúdo gerado pelo usuário (UGC) , também é um excelente lugar para repostar seu UGC favorito. Como o UGC geralmente parece mais autêntico do que o conteúdo de marca, ele pode aumentar a credibilidade e ajudar você a criar relacionamentos com fãs e clientes.
Para incentivar os seguidores a criar fotos e vídeos com sua empresa, considere compartilhar sua hashtag em seu perfil do Instagram. Dessa forma, você pode encontrar o UGC facilmente e creditar o criador original adequadamente.
Por exemplo, o rolo do Instagram @daiyafoods abaixo inclui conteúdo de vídeo de @msvegan. O carretel traz uma receita original, dando aos seguidores uma nova inspiração para usar as fatias de queijo à base de plantas da marca.
#10: Organize um concurso ou sorteio
Outra forma de maximizar o engajamento é realizar um concurso ou sorteio (seguindo as diretrizes de promoção da plataforma , é claro). Os concursos podem ser ideais para adquirir novos seguidores, bem como reengajar seu público existente. Naturalmente, quando você dá algo de valor, seus seguidores estarão mais propensos a interagir com seu conteúdo ou até mesmo mencioná-lo a seus amigos.
Na postagem do Instagram abaixo, @innerpeach apresenta uma oferta com tema do Dia de Galentine. A postagem sugere várias maneiras de as pessoas compartilharem o sorteio e adquirirem entradas adicionais enquanto aumentam o alcance da postagem. Como a postagem apresenta produtos compráveis, as pessoas também têm a opção de acessar e comprar imediatamente.
#11: Aproveite-se de tendências
No final de 2021, o Instagram anunciou um grande impulso em direção aos Reels, sugerindo que o vídeo de formato curto é um dos tipos de conteúdo mais importantes a serem dominados. Se você está procurando maneiras de obter tração com as bobinas, é útil dar uma olhada nas tendências diárias ou semanais e, em seguida, dar o seu próprio toque nelas.
Por exemplo, este rolo do Instagram @hellomissmay e @helloplantlover apresenta uma visão única da tendência de apontar, que envolve o compartilhamento de informações gesticulando para sobreposições de texto. O carretel começa questionando os seguidores sobre plantas não tóxicas que são ótimas para animais de estimação antes de apontar as melhores opções, que são destacadas em sobreposições de texto.
#12: Aposte em um meme relevante
Desde fazer seu público rir até mostrar aos seguidores que você os recebe, os memes oferecem uma maneira confiável de gerar curtidas e comentários. Em vez de compartilhar um meme aleatório, escolha ou crie um que se relacione com seu público ou sua empresa.
O post do Instagram @kencko abaixo apresenta uma cena clássica do filme Clueless . A marca personalizou a foto para mencionar seu plano de refeição saudável por assinatura, mantendo o meme no tópico e incluindo uma referência sutil ao produto.
Conclusão
Usando essas ideias, você pode criar conteúdo do Instagram que gere engajamento, aumente seu público e até gere vendas. Ao redirecionar esses modelos de postagem para atender a novas iniciativas ou prioridades, você pode otimizar seu processo de criação de conteúdo e garantir que esteja sempre produzindo postagens orgânicas do Instagram que apoiem seus objetivos de negócios.
Provavelmente, várias ideias devem já estar passando pela sua cabeça. Mas de qualquer forma, provavelmente sua função não é especificamente cuidar das mídias sociais da empresa (se analisar, essa função, no fim, até acaba te atrapalhando seu trabalho). Planejar a programação editorial do perfil de uma empresa, desenvolver as artes e administrar as postagens exige tempo, esforço e um conhecimento técnico. A opção ideal para ter resultados perfeitos é transferir está função a uma agência especializada, como a Ch34. Qualquer dúvida, acesse o site e fique a vontade para entrar em contato.
Kommentarer