top of page
  • Foto do escritorLuis Piccardi

Criaturas gigantes de palha invadem cidade japonesa

Mas não tema - dizem que trazem boa sorte.

Criaturas gigantes invadiram a cidade de Niigata no Japão. Os animais deslumbrantes e seres míticos são todos feitos com sobras de palha da colheita do arroz e realmente parecem ganhar vida.


Wara, ou palha de arroz, é o que resta depois que os grãos foram debulhados durante a colheita do arroz. É tradicionalmente usado para fazer telhados, ferramentas e sandálias zori. A prática de trabalhar o material corria o risco de se perder, mas os artistas encontraram uma maneira de revitalizar o antigo ofício e criar uma grande atração local no processo. Depois de um hiato no ano passado devido à pandemia global, o tema do evento deste ano é "amuletos da sorte que dão vitalidade a quem os vê". Como resultado, ele apresenta várias criaturas da mitologia japonesa.


O Wara Art Festival acontece no Parque Uwasekigata de Niigata desde 2008, em colaboração com a Musashino Art University de Tóquio. Os alunos da universidade discutem ideias para as esculturas de cada ano e depois trabalham com artesãos e fazendeiros locais para trazê-los à vida por meio de um trabalho árduo.


A palha de arroz é fina e difícil de moldar, mas com muita paciência é tecida em folhas em uma técnica chamada toba-ami, que costumava ser usada em todo o Japão, mas agora é amplamente mantida viva na Niigata, produtora de arroz. As folhas de palha são então cortadas e modeladas sobre molduras de madeira para criar esculturas impressionantes com uma enorme personalidade. A exposição deste ano vai até 31 de outubro.

Comments


bottom of page