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Storytelling: 7 exemplos para você se inspirar

Quando nos comunicamos, queremos prender a atenção do público até o final, para ter a certeza de que passamos nossa mensagem de maneira efetiva. Esse é o principal motivo que fez com que o storytelling ganhasse tanta força e se tornasse uma das principais ferramentas no marketing.


O conceito se aplica muito além da escrita criativa, indicando técnicas úteis para quem deseja uma comunicação cativante, capaz de prender a atenção do interlocutor.


Quando a criatividade tem uma participação fundamental, é essencial observar cases de sucesso para inspirar-se. Por isso, reunimos aqui alguns exemplos bem interessantes de storytellings.




1. Árvore Refugiada (2022) 

Criada pela agência Africa para o escritório brasileiro da ONG Climate Reality, o curta-metragem Árvore Refugiada chama a atenção para a devastação das florestas no Brasil. 



A produção mostra um jatobá de seis metros que viaja da Amazônia à Brasília para pedir asilo à embaixada da Noruega. 






2. Salla 2032 (2022) 

O case Salla 2032 foi também produzido pela agência Africa, mas para a empresa House of Lapland. O trabalho promove a inusitada candidatura da cidade de Salla, na Finlândia, como sede dos Jogos de Verão de 2032. 



O objetivo da produção é chamar a atenção para a região, que tem sofrido com as consequências de um clima cada vez mais imprevisível.




3. The Unfiltered History Tour (2021) 

The Unfiltered History Tour foi um trabalho realizado pela agência Dentsu Índia para a Vice Media.



A campanha usa realidade aumentada, filtros de Instagram e áudios imersivos para fazer correções históricas em peças presentes no British Museum, obtidas pela Grã-Bretanha de forma ilegal. 



A ação reconta a história de 10 obras a partir dos próprios povos de que foram retiradas.





4. The Lost Class (2022) 

The Lost Class foi um case realizado em conjunto por diversas agências.



A campanha busca chamar atenção para a violência armada nos Estados Unidos, trazendo um discurso anti-armas. 



Para isso, a produção realizou uma cerimônia de formatura simbólica para a “The Lost Class” (Classe Perdida) — são os 3.044 alunos que teriam se formado em 2022 se não tivessem sido mortos por uma arma de fogo. 



No case, dois conhecidos defensores de armas foram convidados a fazer o discurso de formatura para as 3.044 cadeiras vazias que representavam esses alunos perdidos, o que transforma os defensores pró-armas em porta-vozes anti-armas.






5. Year in Search 2021 (2022) 

Todos os anos, o Google lança um filme “Year in Search” – uma retrospectiva abrangente do ano através das lentes da pesquisa Google. 



Os últimos tempos trouxeram uma série de eventos globais que deixaram o mundo em modo de sobrevivência. Assim, em 2021, o mundo todo buscou “como curar” mais do que nunca no mecanismo de busca do Google. 



Tendo esse insight como ponto de partida, a agência Google Brand Studio criou um filme que ilustra a cura pelas lentes específicas de 2021 – desde seus momentos mais sombrios aos mais triunfantes, com tópicos que passam pelas perdas, vacinas contra a Covid-19, saúde mental, resiliência, comunidade, família e, finalmente, esperança. 



Desde o seu lançamento global no Youtube, o filme obteve mais de 237 milhões de visualizações.





6. The Shocking Percentage (2022) 

The Shocking Percentage é uma campanha criada pela agência MRM.



A produção busca demonstrar como a imprensa ocidental muitas vezes negligencia histórias positivas do Oriente Médio, alimentando o racismo e a insegurança relacionados à região. 



Para isso, a agência, em parceria com o veículo de comunicação The National, montou uma plataforma de escuta global. 



Essa plataforma analisou dados de notícias em tempo real, apontando exatamente quantas coberturas de histórias positivas do Oriente Médio estavam recebendo. 



Usando um dispositivo visual simples, a iniciativa apresentou dados ao vivo para mostrar exatamente o quanto de uma história positiva você estava vendo ou não. Em seguida, é possível acessar também a história completa. 



A campanha atingiu mais de 16 milhões de pessoas, mostrando-lhes um outro lado do Oriente Médio.




7. Alone With Me (2021) 

Com a ajuda da nova tecnologia de inteligência artificial, o Spotify ofereceu aos fãs uma maneira altamente personalizada de experimentar o aclamado álbum After Hours de The Weeknd. 



A experiência Alone With Me apresenta uma versão realista de The Weeknd, permitindo um bate-papo individual com os fãs.



Ao entrar no site, o alter ego de The Weeknd aparece na tela. Ele começa abordando cada fã pelo nome e, com base nos dados de audição, compartilha como eles transmitiram sua música ao longo dos anos. 



Depois disso, a experiência de IA se transforma em uma sessão de escuta íntima do álbum After Hours, que fica apenas entre o indivíduo e The Weeknd. 


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