Os melhores logotipos do mundo têm histórias fascinantes. Nesse post, reunimos nossa escolha dos melhores logotipos já criados. Mesmo que o logotipo seja uma parte relativamente pequena do esquema geral de identidade, a sua forçaé uma parte crucial do sucesso da marca. Para os clientes, os logotipos são talvez o ponto de contato mais importante de uma empresa – tão importante que os clientes se apegam a eles e formam um vínculo.
Os clientes extraem significados subliminares dessas marcas e se preocupam com elas. Isso é comprovado pela frequência com que o público responde alto e ferozmente à introdução de um novo logotipo. E porque não? Michael Wolff, co-fundador da agência de branding Wolff Olins, argumentou que uma marca pertence a seus clientes; eles a definem, porque são eles que compram seus produtos ou utilizam seus serviços. Sem surpresa, os logotipos são discutidos muito além das salas de apresentação das agências globais de branding.
Quer você tenha ou não interesse em design gráfico, vale a pena explorar os melhores logotipos. Esse assunto é, no mínimo, bem unteressante. Continue lendo para saber o que torna esses logotipos tão icônicos, bem como os principais insights das pessoas que os criaram.
10. Eu amo Nova York
O logotipo I Love New York parece onipresente e eterno hoje, mas foi desenhado por Milton Glaser em 1977 para o Departamento de Comércio do Estado de Nova York em um momento de inspiração durante um passeio de táxi por sua amada cidade. Tão universal é o design que 'to heart' agora se tornou um verbo, coloquialmente falando.
09.IBM
O roteiro para o espírito de design moderno da IBM foi definido na década de 1950 com a contratação do consultor de design Eliot Noyes, que havia trabalhado no Museu de Arte Moderna de Nova York. Ele trouxe influências como Charles e Ray Eames, Eero Saarinen e Isamu Noguchi para o design industrial da empresa e contratou Paul Rand(abre em nova aba)para criar a identidade visual da IBM em 1956. Esse movimento foi repetido com a atualização em 1972.
Conheça a longa evolução do logotipo da IBM abaixo:
(Nos primeiros logos não existiam as letras IBM pois quando a empresa foi fundada, em Nova York, chamava-se International Time Recording Company e usou esse logotipo em 1888. Mais tarde, ela se fundiria com outro constituinte da atual IBM. )
08. Metrô de Londres
Embora seja difícil imaginar um logotipo mais simples do que o tipo branco contra uma barra azul, tudo executado em um círculo vermelho grosso, o logotipo do metrô de Londres é um dos mais reconhecíveis do mundo. Marcando ônibus, estações e metrôs na capital da Inglaterra, tornou-se um símbolo imperecível da cidade que o criou – e está há mais de cem anos em desenvolvimento.
O design é tão distinto que os esforços para mudá-lo geralmente envolvem pequenos ajustes que apenas o par mais astuto de olhos criativos notaria, como o redesenho sutil do tipo de letra do logotipo .
Aqui, mostramos a mudança do logotipo do metrô de Londres:
07. A Cruz Vermelha
m seguida, em nosso resumo dos melhores logotipos, está o emblema da cruz vermelha. É um símbolo incrivelmente econômico, mas que transmite seu significado – de neutralidade e proteção – da maneira mais eficaz.
A cruz vermelha e, de fato, o crescente vermelho (usado pela primeira vez por soldados do Império Otomano em 1876 porque a cruz vermelha os lembrava dos cruzados da Idade Média) é um sinal de neutralidade e proteção em conflitos armados. Seu uso é restrito por leis internacionais e nacionais.
A restrição de uso é importante aqui: o emblema da cruz vermelha deve ser confiável para significar essa neutralidade e proteção e, portanto, o uso não autorizado é proibido pela lei internacional, humanitária e nacional.
06. Target
Uma das marcas mais reconhecidas no varejo dos EUA, a Target agora tem mais de 1.850 lojas somente nos EUA. Sua marca foi visualizada na concepção da própria marca e simboliza o objetivo da empresa de alcançar a experiência perfeita do cliente na loja.
Nos meses anteriores à abertura da primeira loja Target, o diretor de publicidade Stewart K Widdess foi encarregado de nomear e marcar a nova loja de varejo. Diz a lenda que Widdess e sua equipe debateram mais de 200 nomes possíveis.
Em um momento de inspiração, tanto o nome Target quanto o agora familiar alvo (embora em uma forma ligeiramente diferente) foram concebidos. O raciocínio? Assim como o objetivo de um atirador é acertar o alvo central, a nova loja faria o mesmo em termos de produtos de varejo, serviços, compromisso com a comunidade, preço, valor e experiência geral.
A versão atual do logotipo foi projetada em 1968, removendo vários anéis internos para simplificar o design e tornando-o um símbolo mais direto e reconhecível para a empresa.
05. Apple
O logotipo inicial da Apple era um desenho de Isaac Newton feito por Ron Wayne em 1976. Steve Jobs sabia que nunca funcionaria como uma marca e encomendou uma nova marca no ano seguinte. Desde então, a forma da maçã permaneceu a mesma, exceto por alguns ajustes geométricos para a atualização de 1998 e a mudança de listras coloridas para uma silhueta sólida. O logotipo de Rob Janoff continua sendo um elemento importante na história de sucesso global da Apple desde a sua criação.
Como o logotipo da Apple se desenvolveu, de 1976 a 2007:
Quando questionados sobre o intuito, respondiam: “Eu não tinha muito resumo, quando penso nisso. Foram algumas palavras de Steve Jobs, que foram, 'Não faça isso fofo.' Acho que ele estava se referindo principalmente à tipografia."
04. Woolmark
Formado por cinco faixas pretas que se cruzam para formar um novelo tradicional de lã, o logotipo Woolmark é suave, elegante e orgânico. Atende perfeitamente ao seu propósito: representar o uso da pura lã em um produto. O logotipo é oficialmente creditado a Francesco Saroglia, como vencedor de um concurso de design. Nada mais se sabe sobre Saroglia, no entanto, e acredita-se que o designer italiano Franco Grignani foi o responsável pelo logotipo.
Destinado principalmente ao mercado chinês emergente, o logotipo Gold indica roupas feitas de fibras de lã Merino de altíssima qualidade, fiadas por um tecelão credenciado.
03. Nike
O emblema da Nike é um dos mais reconhecíveis do mundo e, muitas vezes, as ideias mais simples são as melhores - como prova é esta marca criada pela estudante de Portland Carolyn Davidson em 1971. Pagou 35 dólares pelo logotipo na época. Mais tarde, em 1983 , recebeu um anel de ouro com o famoso símbolo embutido em um diamante e um envelope contendo ações da Nike, do fundador Phillip Knight. É talvez uma das histórias mais interessantes – e mais divulgadas – na história do design de logotipos.
O símbolo do logo de Davidson era visto como um símbolo de positividade, mas na verdade é o contorno da asa da deusa Nike (que personificava a vitória). Seu logotipo foi posteriormente registrado como marca comercial e, além de alguns ajustes nas letras da Nike, permaneceu inalterado.
02. Shell
Foi o designer francês Raymond Loewy quem desenhou o primeiro logotipo moderno da Shell. Ele simplificou o logotipo para torná-lo mais reconhecível e ousado à distância – essencial quando seu logotipo é colocado principalmente na beira de uma avenida, com tráfego passando em alta velocidade. Ele deu maior impacto às letras e à borda vermelha da própria concha.
Veja a galeria abaixo para ver as mudanças do logotipo icônico da Shell:
01. Fedex
Substituindo o logotipo original da Federal Express, que foi projetado em 1974, o novo logotipo introduziu uma mudança de nome e uma aparência mais limpa e simples. O roxo foi mantido como a cor da marca com a adição de laranja, e o logotipo da FedEx é característico pelo uso de espaços em branco. Foi aplicado a 600 aeronaves e 30.000 veículos terrestres.
Com aquela pequena seta sorrateira entre o E e o X, o logotipo da FedEx incorpora perfeitamente o que a empresa faz – transportar cartas, caixas e cargas de A para B. Ganhou mais de 40 prêmios de design e, mesmo tendo sido revelado em 1994, ainda é um favorito.
Veja como era a versão antiga:
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