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Estudo | 7 Leis de UX que o Netflix segue


A experiência ao usar o Netflix e o sucesso da plataforma são decorrentes de aspectos técnicos de UX seguidos a risca. Veja aqui algumas leis de UX que são visualizadas na interface da plataforma de streaming.



#1 • Efeito Estético de Usabilidade


“Os usuários geralmente percebem um design esteticamente agradável como um design mais prático.”

O design do Netflix é atraente: todos os pôsteres de filmes, elementos, ícones e tipografia são incrivelmente projetados para chamar sua atenção. Ao comparar o Netflix com a concorrência, você verá como o design é agradável. Uma das razões que muitas pessoas o usam é que o Netflix é antigo e tradicional, e isso é verdade porque a experiência e os dados do usuário são importantes para um ótimo design.




#2 • Lei de Fitt



“O tempo para chegar a um alvo é em função da distância e tamanho dele"

O Netflix segue a Lei de Fitt, pois a primeira tela do aplicativo é projetada de forma para primeiro ver um grande pôster de um filme e depois o botão play (e outros filmes na sequência embaixo, dos quais os botões de reprodução são facilmente acessívels com o polegar, pois são próximos e fáceis de serem tocados pelo usuário).



#3 • Lei da Semelhança


“O olho humano tende a perceber elementos semelhantes em um design como uma imagem, forma ou grupo completo, mesmo que esses elementos estejam separados.”

Tanto o aplicativo quanto o site do Netflix seguem a lei da semelhança. Todos os componentes, como botões, são semelhantes em todos os lugares. O botão de reprodução é exatamente igual ao do aplicativo, o que cria uma consistência e facilidade para os usuários.




#4 • Lei de Hick



“O tempo que leva para tomar uma decisão aumenta com a quantidade e a complexidade das escolhas.”

O Netflix sabe que tem uma grande biblioteca de filmes e séries, mas também sabe como torná-los fáceis para o usuário escolher o que assistir. Caso não tenha ideia, eles mostram uma página de tendências onde são exibidos os 10 melhores filmes ou séries do país do usuário (que na maioria das vezes realmente vale a pena assistir). Ao reduzir o número de filmes de mil para apenas 10, a Netflix segue a Lei de Hick.




#5 • Limiar Doherty



“A produtividade aumenta quando um computador e seus usuários interagem em um ritmo (<400ms) que garante que nenhum tenha que esperar pelo outro.”

O Netflix não quer que você espere pelo conteúdo, por isso tenta deixar as imagens compactadas ou pequenas para não tomar seu tempo. Às vezes, as coisas davam errado, mas a Netflix lida bem com isso usando indicadores de carregamento, barras de progresso, etc.




#6 • Lei de Jakob



“Os usuários passam a maior parte do tempo em outros sites. Isso significa que os usuários preferem que seu site funcione da mesma forma que todos os outros sites que eles já conhecem.”

Os usuários não gostam de aprender coisas novas toda vez que abrem um novo aplicativo e o Netflix sabe disso. O Netflix tenta tornar as coisas o mais simples possível, comparando-se a aplicativos como Youtube, Prime, Disney Plus, etc.




#7 • Efeito Zeigarnik



“As pessoas se lembram melhor de tarefas incompletas ou interrompidas do que de tarefas concluídas.”

O Netflix não quer que você vá e, portanto, eles usam o Efeito Zeigarnick, que basicamente faz com que você assista ao filme ou à série completa. Já que assistiu por tanto tempo, por que não assistir até o fim? Nós nos lembramos de todas as séries/filmes inacabados (que você deixou cair no meio ou clímax por algum motivo) em comparação com as séries/filmes finalizados.



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