Ações básicas iniciantes para melhorar o rankeamento no Google (SEO)
- Luis Piccardi
- 9 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Muitas pessoas pensam que SEO (Search Engine Optimization) é muito difícil e não vale o esforço. Isso não é verdade. O básico de SEO é bastante simples. E com 57,8% de todo o tráfego da Web vindo do Google , certamente vale a pena aprender se você tiver um site.
Aqui neste post mostramos algumas ações básicas (mas não menos importantes) para trabalhar a favor de um bom rankeamento do seu site no Google.

SEO? Por que é importante?
Antes de chegarmos lá, vamos ver se todos entendemos a importância de dar uma atenção especial ao SEO.
A maior parte do tráfego da web vem dos resultados orgânicos (que não são pagos/anúncios) do Google.

Em resumo: a pesquisa orgânica é responsável por mais tráfego do que todas as outras fontes de tráfego combinadas.
O Google e outros mecanismos de pesquisa escolhem quais páginas classificar com base em centenas de critérios. O SEO é importante porque é o processo de impulsionar esses critérios para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica.
Mãos a obra!
O Google utiliza um algoritmo complexo para classificar os sites em ordem de relevância para os usuários. Acredita-se que esse algoritmo seja composto por mais de 200 fatores de rankeamento, que são analisados em questão de milissegundos a cada busca.
Alguns desses critérios são muito relevantes e básicos, podendo qualquer iniciante tomar a iniciativa de pelo menos começar um SEO.
DOMÍNIO
O endereço do site (.com.br, por exemplo). Não entre em pânico se você já registrou um domínio. Provavelmente está bem e não atrapalhará seus esforços de SEO. Mas se você ainda não escolheu um, vale a pena uma atençãozinha.
Em primeiro lugar, não se preocupe em incluir suas palavras-chave. Seu domínio não precisa tipo restauranteitalianoemsaopaulo.com.br para que os mecanismos de pesquisa entendam do que se trata.
Aqui estão alguns atributos de um bom domínio:
É o nome do seu negócio
Não tem hífens
É curto e memorável
BACKLINKS
Trata-se de uma estratégia muito eficiente de otimização de conteúdo para SEO. Isso porque o Google vê os backlinks como um voto de confiança que um site está dando para outro, fazendo com que a página seja vista como mais forte e relevante.
Links para seu site vindos de um outro site é uma excelente tática. Tem ainda mais peso se o site que oferecer este link for um site com bastante tráfego.
HOST
Os hosts da Web (exemplo: Locaweb ou GoDaddy) armazenam seu site em um disco rígido virtual para qualquer pessoa com conexão à Internet pode acessar.
A maioria dos guias de SEO diz que a hospedagem dedicada é melhor do que a hospedagem compartilhada. Isso é verdade, mas não faz muita diferença até que seu site receba muito tráfego. Hospedagem barata de qualquer empresa respeitável é boa para a maioria dos casos.
No entanto, existem algumas coisas que importam:
Segurança . Certifique-se de que o host forneça um certificado SSL/TLS gratuito ou suporte LetsEncrypt — uma organização sem fins lucrativos que fornece certificados TLS gratuitos.
Localização do servidor . Leva tempo para os dados trafegarem entre o servidor e o visitante, então é melhor escolher um host com servidores no mesmo município que a maior parte do seu tráfego.
Suporte . O suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, é o ideal. Teste a qualidade do suporte deles fazendo as perguntas acima antes de se inscrever.
EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO
O Google quer classificar as páginas que dão aos visitantes uma experiência positiva. Eles dizem isso em seu guia inicial de SEO :
Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve ser voltada para melhorar a experiência do usuário.
Aqui estão algumas maneiras simples de fazer isso:
- Escolha um design atraente: Ninguém gosta de um site que parece ter sido projetado nos anos 90. Portanto, embora não seja necessário redesenhar seu site a cada seis meses, ele deve pelo menos ser visualmente atraente e refletir sua marca.
- Certifique-se que o site é responsivo (adapta-se a dispositivos móveis): O Google diz que mais pesquisas são realizadas em aparelhos celulares do que em computadores. Por isso é fundamental que seu site seja tão agradável de usar em dispositivos móveis quanto em computadores.
- Use um tamanho legível de fonte: As pessoas navegam na web usando todos os tipos de dispositivos hoje em dia. Certifique-se de que seu conteúdo seja legível em todos os níveis.
- Evite pop-ups e anúncios intrusivos: Todo mundo odeia anúncios, mas às vezes você pode precisar deles. Se for esse o caso, a chave é evitar os intrusivos. O Google tem alguns conselhos sobre o que está e o que não está certo aqui .
- Certifique-se do rápido carregamento: A velocidade da página é um fator de classificação confirmado em computadores e dispositivos móveis. Mas isso não significa que seu site precisa carregar muito rápido. Mais rápido é melhor, com certeza, mas o Google diz que esse fator afeta apenas sites que “entregam a experiência mais lenta aos usuários”.
ESTRUTURA LÓGICA DE SITE
Tanto os visitantes quanto os mecanismos de pesquisa precisam ser capazes de navegar em seu site de maneira fácil e intuitiva. Por isso é importante criar uma hierarquia lógica para seu conteúdo.
A maneira mais fácil de fazer isso é esboçar um mapa mental.

Cada uma das ramificações em seu mapa mental se tornará um link interno, que é links de uma página em um site para outra.
Links internos são cruciais para o SEO por alguns motivos:
Eles ajudam os motores de busca a encontrar novas páginas . Páginas sem links internos raramente são encontradas e indexadas.
Eles ajudam a passar o PageRank pelo seu site . PageRank é a base do algoritmo de classificação do Google que tenta determinar o “valor” de uma página.
Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é sua página. O Google analisa as âncoras de link e o texto ao redor para isso.
ESTRUTURA LÓGICA DE URL
Os URLs (endereços das páginas) são importantes porque ajudam os pesquisadores a entender o tópico de uma página.
Muitas plataformas de sites permitem que você escolha como estruturar seus URLs.
Se você estiver configurando um novo site do zero , faz sentido usar a estrutura mais clara e descritiva. Provavelmente é o nome do Post (ex.: "seusite.com.br/basico-de-seo")
Usar datas em URLs (ex.: "seusite.com.br/08-mar-2022") é uma prática ruim porque você pode querer atualizar as postagens no futuro.
Se você estiver otimizando um site existente , provavelmente é melhor não alterar a estrutura do URL, mesmo que não seja o ideal. Fazer isso pode quebrar outras coisas mais importantes que terão um impacto mais profundamente negativo em seu SEO.
Apesar de simples, em linhas gerais, estes fatores são muito importantes no SEO e merecem uma atenção especial.
Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato. Espero que tenham gostado! :)
Comments