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As partes mais importantes de UX para o e-commerce


Imagine entrar em uma de suas lojas favoritas. Você está esperando uma visita de qualidade como sempre, mas desta vez você acha difícil localizar os produtos que mais lhe interessam. O funcionário do atendimento ao cliente está sentado atrás do balcão jogando um jogo em seu telefone e você pode ver caixas abertas com mercadorias espalhadas pelo chão, como se o estoquista não tivesse terminado o trabalho.

As primeiras, segundas e milésimas impressões são importantes. Ainda mais para negócios online.


A otimização da taxa de conversão combina bem com o mundo do comércio eletrônico, considerando que o objetivo de ter uma loja online é atrair mais visitantes e converter essas pessoas em clientes pagantes. Portanto, as dicas de UX para conversão se aplicam muito bem.


A principal razão pela qual as pessoas ainda vão às lojas físicas é porque os clientes não têm a capacidade de tocar e sentir os itens que desejam comprar. Esta é uma grande desvantagem para os varejistas online.


É definitivamente importante ter uma loja online construída com um software de comércio eletrônico sólido , mas somente com elementos de UX implementados corretamente, sua loja pode fechar a lacuna e fazer com que os clientes se sintam mais confiantes em suas compras.


Por exemplo, evitar a sobrecarga de informações é uma obrigação, e textos complicados, na maioria das vezes, fazem sua empresa parecer boba.


Isso está vinculado à experiência do usuário para todas as lojas de comércio eletrônico. Vamos dar uma olhada em alguns dos outros elementos mais importantes para UX no e-commerce:


A primeira impressão

As primeiras impressões são críticas para as lojas online, porque é muito fácil para os clientes clicarem no “x” e encontrarem outra empresa alternativa que venda os mesmos produtos.


Portanto, sua página inicial precisa de foco. Por exemplo, a Patagonia se apega a vídeos e histórias inspiradoras que representam exatamente o tipo de pessoa que a Patagonia atende.


Uma proposta de valor é necessária nessa página inicial e é aconselhável compartilhar como sua empresa é diferente de centenas de outras online. Combinado com simplicidade e itens de call to action, sua primeira impressão tende a melhorar.


Coleções de itens filtráveis ​​com ferramentas de seleção de produtos


As principais lojas de comércio eletrônico geralmente oferecem coleções de itens para orientar as tendências do usuário. Por exemplo, eles podem apresentar uma grade com todas as camisas masculinas mais populares ou podem oferecer produtos recomendados com base em experiências anteriores dos clientes.


O objetivo aqui é permitir filtrar e comparar quando os usuários observam essas grades. Por quê? Porque as galerias e coleções de produtos são meras sugestões. Assim que o usuário decidir que deseja continuar além das suas galerias predefinidas, as ferramentas de filtragem e comparação entram em ação.


Ter um sistema para trazer os usuários de volta


A taxa média documentada de abandono de carrinho de compras on-line atualmente é de 68,63% . Isso é bastante alto e mostra que as empresas mais bem-sucedidas não são aquelas que dependem de visitantes de primeira viagem.


Não. Os clientes precisam ser preparados antes de começarem a comprar de sua empresa, portanto, é necessário um sistema para trazer de volta usuários de carrinho abandonados, clientes devolvidos e até mesmo aqueles que pagaram por itens no passado.


Algumas táticas para isso incluem:


  • Software de e-mail marketing

  • Recibos com promoções

  • Novas ofertas

  • Promoções nas redes sociais

  • Concursos

  • Vendas com temporizadores de contagem regressiva

  • Frete grátis para uma certa quantidade de produto comprado


Mostrando credibilidade e satisfação do cliente


Sua página inicial apresenta algum depoimento? Se não, como você vai construir credibilidade com seus clientes?


Suas páginas de produtos têm classificações e avaliações? Se não, como seus clientes vão ver quais dos itens são os melhores?


Oferecendo guias rápidas de atendimento ao cliente que são impossíveis de perder


As primeiras impressões são boas, mas logo são desafiadas quando surge uma dúvida. Considerando que a maioria dos clientes terá algum tipo de pergunta, é aconselhável ter guias de atendimento ao cliente impossíveis de perder.


As empresas são propensas a deixar links de atendimento ao cliente no rodapé ou em pequenos links amontoados na barra lateral. Isso não é bom, porque o cliente não tem tempo para ficar vasculhando todo o seu site. Caixas de bate-papo ao vivo são úteis e módulos de suporte claros são essenciais nos menus de navegação ou em qualquer lugar além do rodapé.


O processo de checkout mais rápido imaginável


Junto com um checkout seguro, um rápido é a segunda maior prioridade da sua lista. Para começar, você precisa de uma plataforma sólida de criação de host e comércio eletrônico, além de menos redirecionamentos e armazenamento em cache para garantir que a velocidade real do seu site seja adequada .


Depois disso, testar com os clientes é a forma ideal de estruturar o andamento do seu processo de checkout. A situação ideal seria ter um checkout com um clique, então aponte para isso. No entanto, outros elementos estão envolvidos, como contas de convidados, que são mostradas para melhorar a quantidade de compras em um site.


Uma experiência de usuário agradável após a compra ter sido feita


Essa parte está relacionada ao estabelecimento de um sistema para trazer os usuários de volta à sua loja, mas é mais sobre como as pessoas se sentem depois de comprarem de você. Por exemplo, eles têm links no recibo para entrar em contato com sua equipe de atendimento ao cliente? Existe um módulo rápido para devolver itens e imprimir uma etiqueta de devolução sem problemas? É possível fazer uma modificação em um pedido antes do envio?


É comum que as empresas esqueçam o UX após a venda, mas isso se torna ainda mais essencial.


Imagens claras e bonitas com carregamento rápido


Não importa o quão maçante seus produtos possam parecer. Mesmo se você estiver vendendo blocos de notas ou chá matcha , as pessoas ainda querem ver dezenas de fotos. De close-ups das páginas a mais fotos panorâmicas do livro completamente aberto, você não pode economizar na quantidade de imagens em alta resolução, pois elas fecham ainda mais a lacuna sensorial entre entrar em uma loja e fazer compras online.


Conclusão


De uma grande primeira impressão a imagens impressionantes de produtos, as partes mais importantes do UX para comércio eletrônico às vezes são complexas, enquanto outras são fáceis. Recomendamos escolher uma ou duas alterações de experiência do usuário que você pode fazer em sua loja online e seguir em frente depois de ver que elas funcionaram de maneira eficaz.



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