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  • Foto do escritorLuis Piccardi

Unboxing: o que fazer para tornar essa experiência memorável?


Identidade, encanto e diversão: esses são os aspectos mais importantes na hora de apresentar ao consumidor a sua unboxing experience. Mas pera aí, você não sabe do que estamos falando? Então, fique tranquilo, pois explicaremos a seguir.


Hoje, o nosso objetivo é apresentar essa ideia e demonstrar a importância desse primeiro contato para criar uma relação emocional entre a sua marca e o consumidor, gerando satisfação, empatia e reconhecimento.


Continue a leitura para entender!


O que é unboxing experience?


Curiosamente, essa expressão inglesa não tem uma tradução exata para o nosso idioma, mas podemos entendê-la ao pé da letra como “a experiência de tirar algo da caixa”. A lembrança mais clássica que as pessoas têm disso é ao abrir presentes em uma manhã de Natal ou após cantar o parabéns.


Considerando a importância desse momento, as marcas evoluíram e reconheceram a necessidade de criar uma experiência inesquecível logo na abertura da embalagem que contém os seus produtos, com muitas delas injetando toda sua filosofia nessa simples, mas fantástica experiência. Atualmente, o exemplo mais emblemático é da Apple.


Como tradição, todas os produtos da marca são envoltos por embalagens absolutamente minimalistas, práticas, bem desenhadas e sustentáveis — o que é uma alusão direta e brutal a tudo o que eles tentam representar em seus dispositivos: tecnologia, estilo e sustentabilidade.


Mas a Apple não é a única nesse movimento. Na realidade, a esmagadora maioria das grandes marcas atuais reconhece a importância do unboxing na experiência do usuário, como as marcas de tênis e até mesmo aquelas que operam com a recorrência na abertura de caixas, os kits de assinatura.


Inicialmente, dedicar tanta atenção a um momento tão curto pode soar sem sentido. No entanto, vale lembrar que, mesmo após centenas de anos de civilização linguística, nós ainda carregamos dizeres que sintetizam esse aspecto da condição humana, como “a primeira impressão é a que fica” e “amor à primeira vista”.


Por fim, vale examinar essa questão também de um ponto de vista lógico. De qualquer forma, o seu produto estará envolto por uma caixa. Já que é para ser assim, que a caixa seja algo significativo e compatível com o desenho e a proposta do seu produto, criando um link emocional positivo com o seu cliente.


Como criar uma experiência de unboxing incrível?


Eu considero que existem três fatores determinantes para promover uma boa experiência do usuário: a qualidade da embalagem, a presença de atributos emblemáticos da sua marca e, por fim, recursos que valorizem o produto. A seguir, explico cada um desses pontos em mais detalhes — confira!


Qualidade


Novamente, retornamos à Apple como um case emblemático. Para quem tem os produtos da marca, é comum a prática de guardar as caixas dos dispositivos, tanto pela boa estética como pelo fator emocional.


O que quer que seja o seu produto, você também pode aproveitar desse aspecto, buscando inspiração na maçã tecnológica para desenvolver caixas que gerem o reconhecimento da sua marca. Pare por um momento e reflita: qual seria a embalagem ideal para o seu produto?


Você gostaria de um estilo minimalista e prático ou talvez mais caótico e divertido? A construção da embalagem perfeita tem muito a ganhar com o uso da sua criatividade — ou do seu time de criativos. Além disso, também é importante considerar a qualidade.


A experiência de unboxing é altamente sensorial. Isso significa que uma caixa de baixa qualidade, com texturas ruins, pode provocar uma primeira impressão negativa no consumidor, mesmo que o produto em si seja excelente.


Atributos


Evidentemente, uma boa caixa precisa carregar a identidade da marca. No entanto, quando falamos de atributos, falamos de algo que vai muito além da inclusão da logo. Em tempos de sustentabilidade, o atributo mais importante da sua marca podem ser os seus valores sociais e ambientais.


Nesse sentido, é uma excelente ideia fazer com que a embalagem do seu produto reflita a preocupação ambiental da sua empresa. Afinal de contas, essa é uma forma bastante sutil, barata e eficiente de compartilhar com o consumidor o posicionamento da sua marca.


Uma forma inteligente de fazer isso é implementando papel semente na confecção das suas embalagens. Essa é uma novidade que está se popularizando no Brasil. Basicamente, trata-se de um papel biodegradável que, depois de servir sua utilidade, é rasgado, plantado e regado, gerando uma vida. Por isso o nome: papel semente.


A ideia é muito inteligente e mostra uma sensibilidade incrível, sobretudo se você souber comunicar esse conceito para o seu consumidor, demonstrando que até mesmo aquilo que envolve o seu produto tem um valor a ser experienciado.


Recursos


Por último, mas também importante, vale destacar a inclusão de itens que valorizem o produto. Esse é um exemplo muito amplo, pois a aplicação sobre a sua marca varia drasticamente conforme o seu produto e público.


No entanto, basicamente, a ideia consiste em incluir brindes que melhorem a experiência com o item originalmente comprado, além de elevar o valor de mercado dele.


Por exemplo, imagine que você é um produtor de belos vasos artesanais. Aproveitando o boom do paisagismo durante a pandemia, você quer sofisticar a sua marca, implementando todas as dicas anteriores e querendo encantar ainda mais o seu amado cliente. Então, você inclui uma ferramenta de jardinagem que faz parte da sua coleção nas embalagens, junto ao vaso.


Nesse exemplo, não apenas você teria aumentado o valor funcional do vaso com o incremento de uma ferramenta, como também introduziria o cliente a uma linha de produtos que ele ainda não havia considerado comprar.


Para concluir, vale relembrar as principais vantagens de investir na experiência do unboxing. Em primeiro lugar, destacamos o vínculo emocional desse primeiro contato, tão especial e querido por clientes em todo o mundo. Em segundo, você aumenta o valor percebido do seu produto no mercado, posicionando-o como uma solução diferencial em relação à concorrência.

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