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Foto do escritorLuis Piccardi

Incluindo memes em sua estratégia de marketing


Exemplo: https://www.instagram.com/p/CZU5yoir45M/



O meme tem a intenção de transmitir um sentimento relacionável com o público. Um dos seus maiores poderes é gerar identificação com o usuário, e quando isto acontece temos a vontade de compartilhar com os nossos amigos, o que acaba sendo um post com um alto teor de engajamento e alcance, pois os próprios usuários da rede social tendem a divulgar.



Mesmo que não gere a identificação, o meme deve ter a ideia de algo descontraído e um formato que nos prenda a atenção. Estamos nas redes sociais na maioria das vezes pelo entretenimento que ela propõe, por isto, o meme é um dos formatos que acabam gerando essa leveza que o público gosta.



Os memes podem ser estáticos ou dinâmicos, apresentam uma combinação de texto e imagem para que faça sentido. São uma forma de alavancar os eventos atuais do cinema e da televisão à vida cotidiana.



É uma ótima estratégia para aplicar em empresas, pois pode criar uma afinidade com o público, ilustrar os valores e demonstrar um pouco da personalidade da marca.



O lado positivo é que quando bem feito aumenta o engajamento da página e ajuda a construir audiência.


Uma curiosidade é que umas das maiores contas do Instagram no Brasil e fora, são contas que existem com o propósito de criar e divulgar memes, o que ressalta como as pessoas gostam deste tipo de conteúdo.



Para criar memes não é preciso grandes talentos em design, existem ferramentas que possibilitam facilmente, como o Imgflip, Mematic, Imgur e também o próprio stories, já que está em alta os memes criados com fontes dos stories. A parte mais difícil do processo é buscar a inspiração de como adaptar o meme a sua realidade.



Embora os memes do Instagram sejam divertidos, é importante permanecer consistente com quem você é, buscando produzir conteúdos que agreguem valor à sua comunidade.

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