A ascensão do design de movimento, paralaxe, imersão, estilos de interface do usuário contrastantes, e muito mais. Algumas tendências permaneceram ou evoluíram e foram trocadas por algo mais específico. Algumas tendências desapareceram para sempre. Veja também algumas tendências antigas que estão ficando em alta de novo.
Dê só uma olhada:
Design de movimento
O design de movimento ficou muito comum e você pode vê-lo em todo lugar. De micro-interações a animações complexas, a interface do usuário não é mais algo estática — os usuários esperam que ela “viva e respire” visualmente.
Por causa do Tiktok, Instagram e do movimento constante que os usuários consomem diariamente, a capacidade de atenção das pessoas diminui cada vez mais
Para manter os usuários envolvidos e curiosos, precisamos usar o movimento e tentar colocar um pouco de vida em telas e imagens estáticas para que elas sejam mais imersivas.
Se você usar o Duolingo, verá que a atualização recente deles inclui mais ilustrações animadas e efeitos de transição de tela. A maioria dos componentes de UI é de alguma forma interagindo com o usuário por meio de vários efeitos visuais. Algo animado acontece na tela com qualquer ação do usuário.
Quando se fala sobre movimento, não dá pra não mencionar o efeito parallax.
Parallax é basicamente um conjunto de diferentes camadas de gráficos, que se movem em diferentes velocidades ao mesmo tempo. Isso cria um efeito muito legal e agradável aos olhos, como se o conteúdo tivesse uma profundidade real enquanto tudo é colocado em uma dimensão.
O parallax usa a base simples de mover os elementos mais próximos mais rápido do que os da parte de trás. É exatamente assim que acontece na vida real, quando você está dirigindo e olhando pela janela do carro em uma cordilheira distante.
Essas animações podem ser bem impressionantes, mas todas elas precisam ser projetadas primeiro para que possam ser recriadas pelo desenvolvedor. E aqui é onde os designers entram.
Design clean
Ao longo dos anos, o estilo de design mais em alta foi mudando, gradualmente indo para uma abordagem mais simples, mínima e mais clean. Pode ser uma maneira natural para todos os designers mas, entre todas as tendências que ficam ou passam, um design minimalista clean é algo com o qual você nunca vai errar.
Ao usar em diferentes aplicativos e sites, os clean e mínimos geralmente parecem os mais agradáveis e profissionais. Você não precisa seguir todas as tendências para criar um ótimo produto digital moderno.
Gradientes suaves multicoloridos
Gradientes de Aurora, formas e formas de gradiente abstratos, gradientes em botões, cartões ou respingos coloridos e vibrantes de cores usados em fundos com efeitos de parallax - essa tendência ainda parece ser muito forte.
Você também pode identificar gradientes que são colocados no texto, por exemplo, em cabeçalhos, como destaque.
Alto Contraste / Monocromático
Você pode identificar fortes elementos contrastantes e, às vezes, até mesmo as seções inteiras em muitos sites e aplicativos, incluindo os maiores players do setor.
Pessoalmente, acho que a razão por trás dessa tendência é semelhante à que mencionei anteriormente neste post — o piscar constante de elementos/superfícies fortemente contrastantes enquanto você rola pela interface pode estimular seu foco.
Também torna a interface bastante acessível graças à boa visibilidade dos elementos e do texto, a menos que você vá longe demais com o contraste e cause desconforto.
UI futurista/cósmico escuro
A interface do usuário escura evoluiu para algo maior do que apenas uma opção de “modo noturno/escuro” para escolher. Na verdade, mais e mais marcas estão mudando para a versão escura de seus produtos e páginas.
Pessoalmente, acho que pode ser mais fácil chamar a atenção do usuário com a interface do usuário escura, pois é mais incomum e intrigante do que a aparência típica de "conteúdo no fundo branco", e cria uma vibração futurista ou às vezes até "cocêmica".
Imitação de materiais da vida real
Já temos glamorfismo de vidro, morfismo argiloso, metal/cromofismo etc. Também notei que elementos com efeito de cristal ou semelhante a pérolas estão se tornando uma coisa e tanto. Eu acho que é razoável colocá-lo sob um rótulo - parece que a imitação geral de materiais da vida real é uma tendência forte nos últimos anos, e não está chegando ao fim tão cedo.
Observação importante a ser adicionada aqui: o glamorfismo parece estar em ascensão. Agora você pode testemunhar facilmente efeitos vítreos em muitos sites, como barras de navegação, botões ou elementos decorativos.
Tipografia gigantesca
Uma tendência muito visível e forte hoje em dia. Usado principalmente em sites devido às maiores resoluções de tela, para alcançar uma vibração mínima/brutal/crua. Muitas vezes com fotos em tela cheia e animações visíveis.
A tipografia geométrica sem serifa não vai a lugar nenhum e sempre será uma escolha segura e funcional para interfaces.
Temos tantas fontes ótimas agora. De fontes gratuitas como Google Fonts ou Font Share — a muitas famílias de fontes incríveis e premium como Gilroy, Circular Std, Mont, Axiforma, Nexa, Galano.
Encorajo você a considerar investir em algumas dessas famílias profissionais, para levar seus projetos para o próximo nível — vale a pena o custo.
Comments