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7 lugares no site onde os usuários contam com sua criatividade

Ideias criativas sempre foi algo que todos quiseram para qualquer tipo de produto, sem dúvidas. Mas em muitos pontos, para facilitar a vida dos usuários, usar uma nova ideia não é melhor que seguir padrões já estabelecidos. É preciso avaliar em quais locais cabem inovações e em quais isso não é adequado.


Quando a criatividade tem o direito de existir?


A criatividade é ideal quando for útil para ajudar a alcançar os objetivos do negócio ou dos usuários. Embora você possa perguntar diretamente ao proprietário do site sobre as metas de negócios, é improvável que descubra as necessidades dos usuários com tanta facilidade (até porque eles não serão capazes de explicar com precisão o que há de errado com a interface). Em particular, sua criatividade não deve ir contra:


  • interface de usuário intuitiva;

  • posicionamento previsível de elementos de navegação;

  • a presença da funcionalidade “essencial” na forma usual;

  • a simplicidade do conteúdo;

  • brevidade e clareza do fluxo do usuário, mesmo em microinterações ;

  • tempo de download permitido (não mais de três segundos).


Lugares no site onde vale a pena mostrar criatividade


Embora não dê para dizer exatamente onde a chave é ser criativo (caso contrário, todos os sites seriam parecidos), existem alguns lugares onde essas ideias fariam mais sentido. Confira a seguir.



Estados vazios


Mesmo que você crie um site para fins governamentais, onde a formalidade é bem-vinda, você não deve deixar o usuário sem saber o que fazer em seguida e não preencher espaços vazios com nada.


Em particular, uma boa redação é fundamental. Pense em como incentivar seu público a agir em seu site – talvez uma frase como: “Nada aqui ainda, mas você pode preenchê-lo com suas notas/produtos/postagens curtidas, etc.”.



Integração


Em termos de primeira experiência do usuário, é importante manter os recém-chegados de seu site da forma mais discreta possível. Aqui, como no caso anterior, você precisará de redação de alta qualidade e dicas suspensas.


Além disso, em quase todos os sites há um lugar onde é muito fácil confundir um novo visitante. Portanto, seria apropriado convidar os usuários a entrar em contato com o suporte do site ou apresentar várias opções para escolher para onde ir.



Páginas de erro


Exibir um erro 404 ao usuário com uma mensagem seca “Erro 404” é uma abordagem muito chata. É muito melhor acompanhar a mensagem com uma foto engraçada e oferecer várias opções de navegação para outras páginas (incentivar o visitante a não ir embora).


Em qualquer caso, todos os erros típicos (404, 407, 408, 500, 502, 503, etc.) devem ser adaptados `a identidade de design do site e personalizados para um visitante específico. Nesse caso, sua criatividade permitirá que você economize taxas de conversão mesmo para aqueles usuários que não encontraram exatamente o que procuravam lá.



Carregando ícones e animações


Existem sites onde você pode fazer upload de um ícone de carregamento animado, mas se o seu site tiver um estilo diferenciado, é interessante criar algo do zero.


Nesse caso, você mais uma vez enfatizará como seu design é cuidadoso e os usuários poderão estar certos que seu site, do início ao fim, foi criado com originalidade.



Tela sem internet


Todos conhecemos o tiranossauro construindo — um conjunto de pixels que aparece na tela do usuário quando em qualquer um dos serviços da web do Google a conexão com a Internet é interrompida.


Aliás, muitos gigantes digitais “pecam” com esse design corporativo. Então, por que não pegar um exemplo deles e criar algo próprio para esta tela? É aí que sua criatividade entra em ação.



Notificações


E de volta ao copywriting. É muito importante nas notificações não apenas transmitir sua mensagem de forma clara e direta ao usuário final, mas também fazê-lo de forma diferenciada, com o tom de voz da sua “marca”.


Por exemplo, você pode adicionar um pouco de humor às suas dicas ou abordar algum tópico do dia. O principal é que seu senso de humor não ofenda acidentalmente ninguém.



E-mails de suporte


E, finalmente, algumas palavras sobre o design de e-mails de suporte técnico. Primeiro de tudo, você precisará adotar um modelo. Além da personalização, certifique-se de que todos os elementos visuais deste modelo correspondam ao estilo do seu site.


Você pode adicionar criatividade postando uma animação divertida ou um texto original. Também é altamente desejável que o texto seja carregado independentemente dos objetos gráficos.



É isso


Esperamos ter ajudado você a encontrar um equilíbrio entre fantasia e racionalidade, e agora você aplicará criatividade no design de interfaces de usuário apenas onde for necessário. Para ter certeza de que fez tudo certo, confira a lista que fornecemos no início do artigo. Então boa sorte!

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