top of page
CH34-Creative---logo.png

14 maneiras de promover seu negócio sem usar mídias sociais

  • Foto do escritor: CH34 Creative
    CH34 Creative
  • 4 de jul.
  • 7 min de leitura

Você adora redes sociais. Mas talvez também as odeia.


Pode ser um grande catalisador para o seu negócio, mas também uma grande perda de tempo.


A verdade é que, mentalmente, todo mundo sempre se pergunta sobre maneiras de crescer sem usar mídias sociais eu suas estratégias — porque todos estão cansados ​​de alimentar a máquina insaciável com pouco a mostrar.


Então, hoje vamos explorar táticas promocionais que não envolvem manipular algoritmos de mídia social.


Vamos começar abordando o elefante na sala:


Posso construir um negócio sustentável com atividade zero nas redes sociais?

Sim, você pode, mas vai ser muito difícil! Não dá para esconder!


Apesar de todos os seus defeitos, as redes sociais realizam muitas “tarefas” para os empreendedores:


  • Ele permite que você seja descoberto por clientes e parceiros em potencial.

  • Seus leads podem usá-lo para "avaliá-lo" de várias maneiras. Por exemplo, uma grande audiência nas redes sociais aumentará instantaneamente seu capital de confiança — as pessoas presumem que suas centenas de milhares de seguidores não podem estar todas erradas.

  • Você pode usar as mídias sociais para atrair um público para as plataformas que você possui e controla.



Ainda assim, as redes sociais são terrenos alugados e você nunca deve construir sua casa em terrenos alugados. Além disso, são instáveis ​​e​toda plataforma de mídia social decai com o tempo​E se volta contra seus usuários.



Vamos acabar com sua dependência de algoritmos que você não pode controlar.



10 canais que você pode usar para promover seu negócio que NÃO são mídias sociais


Primeiro, uma ressalva: nem todos esses canais são adequados para todos. Depende do seu orçamento, de seus recursos (vídeo, áudio, escrita) e assim por diante.


No entanto, tenho certeza de que você pode encontrar pelo menos alguns deles que pode aproveitar:



1. Marketing por e-mail/newsletters


Por que é incrível: você tem acesso à sua lista. Mesmo que seu ESP falhe, você pode enviar a lista para outra.


Há também um benefício subestimado do marketing por e-mail: a segmentação: você controla quem recebe qual mensagem. Por exemplo, se alguém já comprou um dos seus produtos, não há motivo para continuar enviando e-mails sobre isso.


Você não pode fazer esse tipo de segmentação nas mídias sociais, então todos os seus seguidores continuarão ouvindo sobre a mesma oferta até a exaustão.


Por que é ruim: o espaço dos boletins informativos está ficando cada vez mais lotado, então pode levar muito tempo para construir uma lista de tamanho decente.


2. SEO


Por que é incrível: depois de conseguir uma boa classificação para algumas boas palavras-chave, você obterá tráfego orgânico por muitos anos.


Por que isso é ruim: leva no mínimo seis meses para obter essas classificações e você as perderá com o tempo, a menos que continue atualizando suas páginas antigas e adicionando novas.


Ainda assim, se você tem um blog ou um site, vale a pena fazer uma leve otimização em tudo que você publica.


3. Podcasts (hospedando o seu próprio ou sendo um convidado)


Por que é incrível: é uma ótima maneira de alcançar o público de outras pessoas (como convidado) ou construir um público totalmente novo do zero. Este é um ótimo site para encontrar convidados para o seu podcast ou para quem está procurando convidados. Existem inúmeras outras opções semelhantes por aí.


Por que é péssimo: hospedar um podcast consome MUITO tempo (pense em 1 a 3 dias por semana, se você for um fundador solo). Até mesmo ser convidado consome tempo: encontre podcasts relevantes, envie propostas, apareça para gravar e assim por diante.


4. Anúncios pagos


Por que é incrível: é a maneira mais rápida de colocar seu produto/serviço diante dos olhos certos. A maioria das plataformas permite segmentação aprofundada, então, com a criatividade e o texto certos, você pode obter um ótimo retorno sobre o investimento. Escrevi mais sobre crescimento pago aqui .


Por que é ruim: está no nome — você precisa de um orçamento para que funcione. Quanto maior o orçamento, melhores os resultados. Além disso, quando você parar de investir dinheiro, os resultados também param de aparecer.


5. Marketing de afiliados (para produtos)


Por que é incrível: por uma comissão sobre a venda, outras pessoas farão o trabalho pesado para você e promoverão seus produtos. Dica profissional: quanto maior a comissão e o preço, mais incentivadas elas ficarão para promovê-los.


Por que é ruim: programas de afiliados podem ser difíceis de configurar e você precisa de um grande público e/ou um produto popular para fazer sucesso.


6. Encaminhamentos (para prestadores de serviços)


Por que é incrível: as indicações funcionam como marketing de afiliados para provedores de serviços — em troca de uma comissão (geralmente maior do que no marketing de afiliados), alguém recomenda seus serviços para sua rede. Claro, você também pode obter indicações gratuitas ou recompensá-las com produtos/serviços gratuitos.


Por que é ruim: novamente, você precisa de um público grande e relevante para que isso funcione em larga escala.


7. Marketing de influenciadores/criadores


Por que é incrível: explorar o público de um influenciador pode fazer toda a diferença para o seu negócio, desde que ele seja a pessoa certa. Você pode trabalhar com microinfluenciadores ou ir direto para os grandes nomes do seu setor — tudo depende do seu orçamento.


Por que é ruim: você precisará alocar algum orçamento para isso, mesmo se trabalhar com microinfluenciadores. A solução alternativa são colaborações com influenciadores (veja abaixo) ou trocas, mas nem todos estão abertos a isso.


8. Colaborações e parcerias


Por que é incrível: é muito flexível — você pode trabalhar com uma empresa/criador de uma área complementar (pense em redatores e web designers) ou com um concorrente direto (pense em dois redatores fazendo uma masterclass juntos). Além disso, vocês podem trabalhar juntos para construir um público ou produtos — o céu é o limite!


Por que é ruim: pode levar algum tempo até encontrar alguém em quem você confie o suficiente para construir algo juntos.


9.Prova social em plataformas de terceiros


Por que é incrível: a prova social é o padrão ouro da persuasão , ainda mais quando potenciais compradores podem vê-la em sites que você não controla, como G2, Capterra, Google Business, Amazon, Yelp e assim por diante. Se você puder incentivar seus compradores a deixar avaliações em sites de terceiros, faça disso uma prioridade!


Por que isso é ruim: nem todas as empresas têm um perfil em uma plataforma de avaliação e pode levar tempo para configurá-lo.


10. Eventos online e offline


Por que é incrível: conferências, webinars, cúpulas, masterclasses, masterminds — todos eles atraem pessoas com interesse real em um determinado tópico. Podem ser verdadeiras minas de ouro para encontrar clientes ou oportunidades de parceria.


Por que é ruim: eles consomem tempo e, como esperado, os melhores têm um preço alto. Além disso, nem todos oferecem oportunidades de networking.


4 táticas e canais malucos e extravagantes (experimente uma vez e se gabe para sempre)

Essas táticas não são para os fracos e podem ser bastante imprevisíveis. Se você tem orçamento ou apetite ao risco, aposte nelas — você só precisa que uma delas decole para obter um aumento incrível no ROI.


11. Compre um anúncio de 10 segundos na Times Square.


Por que é incrível: é mais acessível do que você imagina e você pode usar a foto por muitos anos. Que flexibilidade!


Por que é péssimo : a menos que você invista muito para manter o anúncio no ar por dias ou semanas, você terá pouco mais do que flexibilidade. Para obter um ROI real, você precisará de um orçamento maior. Por outro lado, você nunca sabe quando a pessoa certa passará pelo seu anúncio na Times Square na hora certa.


12. Fale sobre uma marca/criador popular em seu boletim informativo/blog


Por que é incrível: se você realmente admira uma marca ou um criador, por que não escrever sobre ele? Você pode até enviar o link do artigo — se ele compartilhar com a comunidade, você pode ganhar bastante visibilidade!


Por que é péssimo : há uma linha tênue entre uma análise e uma bajulação. Além disso, você só pode fazer isso um número limitado de vezes.


13. Escreva um livro


Por que é incrível: independentemente do número de vendas que obtiver, ele o posicionará como uma autoridade em sua área. O simples fato de você ter escrito mais de 100 páginas sobre um tópico significa que você sabe um pouco sobre ele.


Além disso, você pode autopublicar com bastante facilidade, não precisando esperar por um contrato para publicar um livro.


Por que é péssimo : leva muito tempo! Também é difícil monitorar o ROI. Algumas pessoas podem comprar o que você está vendendo só porque você é um autor publicado, mas você não conseguirá dizer quantas.


Faça isso se você tiver o suficiente para continuar e se realmente gosta de escrever.


14. Crie um sorteio com prêmios GRANDES


Por que é incrível: esqueça o iPhone 16, você consegue ficar MAIOR sem ir à falência? Antes que me diga que não tem orçamento para isso, saiba que não precisa ser um prêmio em dinheiro ou algo que você precise comprar.


Você pode oferecer:


Todos os produtos que você está vendendo atualmente de graça → ideal se você tem um grande portfólio de produtos, porque o atendimento será muito fácil para você.

Seu tempo → trabalhe com o vencedor por 3 meses/um ano.

Seus serviços → não importa o que você venda, há alguém que precisa: um design de site completo, redação para um site inteiro + perfis de mídia social, treinamento/consultoria para o vencedor e toda a sua equipe, e assim por diante.

Uma viagem com todas as despesas pagas em um lugar paradisíaco. Faça parceria com uma agência de viagens para amenizar o impacto no seu orçamento. Por exemplo, a Sparkloop ofereceu uma viagem gratuita para Cancún para sua principal afiliada.

O que pedir em troca? Bem, depende dos seus objetivos. Por exemplo, você pode pedir que direcionem assinantes para a sua newsletter ou compradores para o seu produto. A pessoa com mais indicações ganha o GRANDE prêmio.


Por que é péssimo: orçamento à parte, grandes sorteios levam tempo para serem organizados, gerenciados e garantir que os prêmios sejam ganhos de forma justa e honesta. Se você acha que consegue, no entanto, essa pode ser a maior alavanca de crescimento que você pode usar — ​​e funciona perfeitamente na maioria dos setores.


✋ Limitações

Infelizmente, a maioria dessas táticas funciona ainda melhor quando combinadas com as mídias sociais. Aconselho você a experimentar uma ou duas a cada trimestre. Ao contrário das mídias sociais, a maioria delas não exige esforço contínuo.


Vamos lá, viva um pouco! Existe vida fora das redes sociais, eu prometo!

Comments


bottom of page